top of page

Blog MyTripsMemories

Quase morri de hipotermia (Zermatt, Suiça - Ski)

  • 19 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de ago. de 2024


ree


Pensa em uma cidade linda! Zermatt, nos Alpes Suíços, é uma vila de 6 mil habitantes (sendo metade de portugueses, vendedoras, atendentes e motoristas de táxi em geral). Sua vista mais conhecida é o Matterhorn, famoso pico da embalagem do Toblerone. Seria sacanagem ou prêmio, morrer literalmente de frio neste lugar?


Sou daquelas que acha lindo esquiar. Adoro roupas, manobras, acessórios, equipamentos, tudo. VER tudo. Mas quanto a esquiar, eu vibro quando ultrapasso uma criança (não é sempre) e quando passo para a pista Kids Senior.  Mas o melhor momento do dia é quando sento, tiro minhas botas e sinto meus dedos se mexendo!


Era um dia de fevereiro (alta temporada, época dos “real skiers”- verdadeiros esquiadores), quando estávamos eu e maridão no Matterhorn Glacier Paradise, descidinha “tranquila” até…Sobe e desce, sobe e desce esquiando. Até que parei no bar, fui tomar sozinha um chocolate quente e admirar as cores se mexendo no branco infinito (que frase brega).  Eis que o marido continuou a esquiar e veio me chamar lá pelas 16h22… (não acredite em números precisos nunca, é só pra impressionar). Eu não queria mais esquiar pois já havia parado e esfriado o corpo. Ele insistiu em ver o sol lindo naquele momento, lá de cima. Insistiu de novo. Subimos.


Na segunda parada da subida do “chairlift” (cadeirinha mesmo), eu gritei que iria sair pois estava gelada. Já comecei a sentir minhas mãos geladas e comecei a bater palmas. Sorte que não topei subir mais. Eis que o sol se pôs e, para quem não sabe, a temperatura despenca 10 graus bem rapidamente nesta hora.    

Travei lá em cima. Eu havia descido de esqui várias vezes e de repente, lá estava eu, com crise de pânico, com muito medo de descer. Sim, hipotermia dá crise de pânico!!! Eu não sabia disso também. O marido ficou uns metros abaixo, tentando me acalmar. Comecei a descer com os esquis em paralelo, praticamente “andando”. Demorei muito. A pista estava esvaziando, todo mundo indo embora… Caí, levantei. Andei. Muito lentamente, consegui chegar a um ponto de parada do teleférico, fechado, quente! Ufa! Tirei a luva, mãos geladas. Tirei a bota, dedos duros, mas pelo menos, não azuis. Foi o pensamento otimista que tive. Um funcionário da pista veio avisar que o último teleférico já tinha ido, que eu teria de descer esquiando. Os caras não sabem o que é hipotermia! Expliquei que estava com frio, o cara quase deu risada… Seria o equivalente a um gringo falar que está passando mal na praia a 23 graus Celsius.

Mas Papai do Céu mandou mais um bondinho teleférico, o dos funcionários! E conseguimos descer com eles! 


Já tínhamos feito check out do hotel, mas voltamos para lá mesmo e consegui tomar um banho quente que foi o melhor da minha vida. E eu nem sentia o calor da água, como se eu estivesse impermeabilizada ainda. Tomei um chá (achei que era cortesia para evitar minha morte, mas cobraram 7 francos suíços kkk). E conseguimos dormir no sofá da biblioteca, pois o hotel estava lotado!

E ficou na memória este  dia que quase o maridão me matou de frio rsrs


PS.:

Se for a Zermatt, prepare o bolso, mas lembre-se que estará em um dos lugares mais privilegiados do mundo! E que não pode falar muita besteira, pois fala-se muito Português por lá. 

Para chegar lá, não é difícil - lembrando que carro não chega! Só chega até a cidade de Tasch. Melhor trem mesmo.

Algumas lembranças pequenas:  em abril/ maio, muita coisa fecha pois não tem esqui nem caminhadas de verão; tem muitos restaurantes bons e “après ski” (happy hour) animados; a Suíça tem a melhor hotelaria do mundo, lá qualquer um é ótimo e tem aqueles que são maravilhosos; se quiser aula, tem professores que falam Português (achei uma).

Não deixe de visitar Gornergrat e tomar um chocolate lá em cima. Lá foi filmado o filme The Night Manager.


Referências


Comentários


OriginalLogoRicordare35.png
  • Instagram
  • Facebook
Dê um Up nas suas experiências de viagens com nossas dicas TOP!

Obrigada por se inscrever! Fique de olho em seu e-mail.

© 2024 por Ricordare. Site desenvolvido por BeEmotion

bottom of page